31 de jan. de 2013

Informe sobre os cachorros do CT

Segue abaixo o e-mail da funcionária do IMA, Léa, que é uma das voluntárias no cuidado dos cachorros do CT. Apos o texto segue o link para acessar dois relatórios sobre os cães tratados e adotados.
"Acompanhando os comentários do Grupo da EQ pude ver que vários alunos acham que nada está sendo feito em relação aos cães. Gostaria que você passasse para eles que desde 2009 foram recolhidos, ou seja, levados embora do CT,  21 cães adultos e 18 filhotes; e dos cachorros que frequentam o CT,  já tem cinco que são castrados. Só não conseguimos fazer mais, pois somos somente duas pessoas trabalhando efetivamente com esses cães, como escrevi para Nayara. A todos que já me mandaram e-mails, professores, funcionários e alunos, para reclamar dos cães, peço ajuda... Pegar esses cães não é nada fácil... Também, já ouvi a “pérola” que engenheiros não gostam de cachorros, por isso não tem mais voluntários... Desde que comecei o trabalho com os cães já ouvi muita coisa, faz parte... Antes de 2009, o número de cães no CT era muito maior. Como bem falou o Thiago Nonaka Mares, o maior problema são as pessoas que continuam abandonando animais no Fundão. O Thiago só se enganou quando achou que eu era professora, sou funcionária do IMA.
Desde que aceitei ser voluntária com os cães do CT, em Julho de 2009, em todas as reuniões que participei, sempre falei que enquanto a Reitoria da UFRJ não fizer parte da solução, o problema dos cães abandonados no Fundão vai continuar....  A vigilância da Cidade Universitária precisa participar impedindo o abandono, que é crime previsto em lei. Até agora, isso não acontece.... Já falei para o Prefeito Ivan, que ligar para 190 (como está nos cartazes dos pontos de ônibus) não vai adiantar muita coisa...
No e-mail que mandei para Nayara falava ainda da criação de um Grupo de Trabalho (GT-Animais) através da Portaria nº 11503, de 19 de Dezembro de 2012. Este Grupo estará ligado ao Gabinete do Reitor. Apesar do atraso da Universidade em relação à questão dos animais abandonados nos campi do Fundão e Praia Vermelha, para mim, este já foi um ótimo primeiro passo... O GT-Animais já fez uma reunião em 24 de Janeiro e pretendemos apresentar propostas para Reitoria agora em Fevereiro. Acredito que o GT-Animais vai funcionar pois sua Presidente é voluntária com os animais do Fundão desde os anos oitenta, é a Professora Maria Helena, da Microbiologia do CCS. Nas décadas de oitenta e noventa, o CCS era praticamente a porta principal para Cidade Universitária, e cães e gatos eram abandonados perto do HU. Um grupo de professoras do CCS e até uma funcionária da agência do Banco do Brasil no prédio começaram a cuidar, castrar e procurar adoções para esses animais, sem qualquer suporte oficial. A Professora Maria Helena é com certeza quem mais conhece o problema do abandono no Fundão.
Mais uma vez, gostaria de dizer que estou à disposição para conversar com os alunos do Grupo da EQ.
Abraço,
Léa
E-mail: llopes@ima.ufrj.br"



Para ver o relatório sobre os cães tratados e adotados em 2010, CLIQUE AQUI.
Para ver o relatório sobre os cães tratados e adotados em 2011, CLIQUE AQUI.

30 de jan. de 2013

O Tiofeno Edição de Janeiro de 2013

Já está disponível a versão em pdf do O Tiofeno de Janeiro de 2013, agora você pode ler o jornalzinho a hora que quiser ! Para fazer o download CLIQUE AQUI !

22 de jan. de 2013

Happy Hour no DAEQ! 25/01

Fala galera!

Essa sexta-feira, dia 25, vai rolar Happy Hour no nosso querido DAEQ.
As atividades começam a partir das 15h.

Música, gente bonita, clima agradável e ambiente refrigerado esperam por você.

Não percam!


Diretoria Sócio-Cultural
Gestão Equilíbrio Dinâmico.

18 de jan. de 2013

Lar, Doce Lar.

No dia 7 de janeiro de 2013, vários membros do diretório estiveram no DAEQ executando uma faxina geral, com foco na Sala de Estudos, que se via essencial para o melhor funcionamento do espaço. Foram retirados materiais de campanha de diversas eleições antigas para o DCE e outras, cadeiras velhas, mesas quebradas, ar condicionados fora de operação e outros entulhos diversos. Levou-se um dia para deixar o lugar com cheirinho de Ipê. Foi um trabalho cansativo e demorado, mas, no final daquele dia, o DAEQ estava pronto para ser o nosso segundo lar novamente, da maneira como deve ser.
Apesar de todos os benefícios que esta faxina trouxe, é sobre a manutenção da limpeza que consideramos mais importante falar. O DAEQ para muitos de nós é um segundo lar, as vezes ficamos mais tempo nele do que em nossas próprias casas. Pensando nisso, por que o tratamos tão mal? Por que deixamos copos, papéis e demais lixos espalhados pelos cantos? Por que usamos de tal forma a estragar as cadeiras e mesas? Qual a graça em pixar um cartaz de aviso dentro do banheiro? Será que em nossas casas fazemos isso? Essa é a educação da nossa escola de nível superior? Pelo menos, não deveria ser.
Os bens que estão ali dentro vieram de doações ou foram adquiridas graças aos esforços das diretorias do D.A. ao longo dos anos na arrecadação de verbas, o que não é nada fácil de se conseguir. Os membros da gestão atual, tendo como principais representantes a equipe da Diretoria de Patrimônio, estão empenhados mais do que nunca em melhorar e dar qualidade ao ambiente, contudo, precisamos da ajuda de todos os frequentadores do espaço para que os materiais durem o máximo de tempo e que o trabalho não seja em vão.
Tendo a ideia de que o que está no DAEQ é de todos os alunos da EQ e que por isso devemos cuidar e usar com responsabilidade, fazemos alguns sinceros pedidos:
  1. Evitem deitar/subir/bater nas mesas, ou usá-las de alguma outra forma inadequada;
  2. Não se balancem nas cadeiras, isso evita que elas quebrem;
  3. Não deixem lixo sobre as mesas, sofás e etc. O DAEQ dispõe de diversas lixeiras, não custa nada escolher uma delas e jogar o lixo no local correto;
  4. Evitem retirar as mesas e cadeiras dos lugares. Caso feito isso, não esqueça de colocar no lugar novamente;
  5. Não ponha os pés calçados, sejam de sapatos, chinelos ou outros, nos sofás. Assim conseguimos mantê-los mais limpos.
Essas são algumas das situações mais comuns que acontecem no dia-a-dia. Pedimos que todos tenham consciência na hora de usar o espaço e seus bens.
Esperamos que gostem da "nova" Sala de Estudos!
Membros do DAEQ fazendo a faxina na Sala de Estudos.

Sala de Estudos arrumada e pronta para 2013.

 
Diretoria de Patrimônio,  
Gestão Equilíbrio Dinâmico

13 de jan. de 2013

DAEQ faz Campanha de Doações para as Vítimas das Chuvas em Xerém

Dois anos atrás vivíamos a maior catástrofe natural do Brasil. As chuvas na região serrana do Rio de Janeiro deixaram 918 mortos. Estas tempestades são grandes problemas para o homem, incapaz de controlá-las e tendo que arcar com as consequências. Na serra, muitos deslizamentos. Já em outras áreas...
Nem bem começou o ano e as chuvas já traziam estragos para a baixada fluminense. Em Xerém, distrito de Duque de Caxias, o acúmulo de lixo nas ruas provenientes do descaso total das autoridades políticas, junto com a falta de saneamento, fez com que a chuva tivesse um efeito aumentado. Dessa forma, muitas pessoas humildes, que já não tem muita coisa e que trabalham honestamente durante meses para aos poucos ir montando casa, mobília, etc, perderam tudo.

Por conta disto, acreditando que ainda existem pessoas com solidariedade pela vida humana, o Diretório Acadêmico da Escola de Química está iniciando uma campanha que visa ajudar as famílias de Xerém.

Pedimos fortemente aos estudantes que façam doações de qualquer item básico necessário: roupas, alimentos não perecíveis, fraldas, itens de higiene pessoal, etc. O apelo maior é para todos que tiverem condições, doem pelo menos uma garrafa de água e outra coisa qualquer.

As doações começarão a ser recolhidas no DAEQ nesta segunda feira, dia 14/01, e serão levadas para Duque de Caxias na sexta feira próxima, dia 18/01. Vamos nos mobilizar para isso. Gastaremos somente dois minutos e menos de cinco reais, pelo preço de fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas.


Diretoria de Imprensa
Diretório Acadêmico da Escola de Química
Gestão Equilíbrio Dinâmico

2 de jan. de 2013

DAEQ Fechado para Limpeza


Aos alunos da Escola de Química e os demais frequentadores do espaço físico do DAEQ:

No dia 7 de janeiro, segunda-feira, o DAEQ estará de portas fechadas para uma faxina geral, visando o maior conforto dos usuários na volta às aulas de 2013.

Pedimos a conscientização de todos para que mantenham o espaço limpo e arrumado. O funcionamento devido, a limpeza e o estado dos bens do diretório também depende de vocês.

A previsão de abertura e da volta das atividades normais no DAEQ é para o dia 8 de janeiro, terça-feira


João Paulo de Souza Ferreira
Vice-Presidente
Gestão Equilíbrio Dinâmico.